O Banco do Brasil dará tratamento especial aos clientes dos municípios do Norte e Nordeste do país que, em virtude das chuvas, tiverem dificuldades de realizar ou quitar suas operações bancárias. Para tanto, o BB prevê linhas de crédito em condições diferenciadas, com redução dos encargos financeiros e prazos e carências alongados. As medidas são válidas para aqueles municípios onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública e visam manter os níveis de emprego e renda na região.
Para micro e pequenas empresas, os financiamentos por meio da linha Proger Urbano Empresarial poderão ser renegociados em até 84 meses, com nova carência de até três meses, mantendo-se as taxas de juros originalmente contratadas e dispensando-se a entrada mínima. Na linha BB Giro Rápido, as parcelas que vencem entre junho a agosto poderão ser prorrogadas para o final do prazo, mantendo-se os valores das prestações.
Os clientes também poderão aproveitar as alterações recentes que o BB fez nas condições de sua linha BB Crédito Material de Construção. Essa linha de crédito financia a compra de material básico, tais como cimento, areia, madeiras, ferragens e encanamentos; e material para acabamento, como azulejos, tintas, pisos, armários planejados e louças. Seu prazo passou de 48 para 60 meses e a carência para pagar a primeira parcela foi estendida de 59 dias para até 180 das. As taxas de juros da linha também foram reduzidas, sendo que o valor mínimo passou a ser de 1,69% ao mês.
Financiamentos rurais - O BB irá estender o prazo para pagamento de dívidas rurais dos agricultores familiares residentes nos municípios afetadas pelas enchentes nos do estados do Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Norte. Podem se beneficiar desse alongamento de prazo os municípios onde foi decretada situação de emergência ou estado de calamidade pública, entre 1 de abril a 13 de maio desse ano, e reconhecida a situação pelos governos estaduais até 15 de maio.
Serão abrangidas as operações de custeio da safra 2007/2008, no caso de culturas bianuais, e de custeio da safra 2008/2009, desde que as operações não tenham sido enquadradas no Proagro ou "Proagro Mais"; Pronaf Custeio prorrogadas de safras anteriores e Pronaf Investimento; Banco da Terra e Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF; Programa Especial de Crédito para a Reforma Agrária – Procera.
Os produtores terão suas parcelas automaticamente prorrogadas para até 01 de outubro desse ano, desde que tenham parcelas vencidas ou vincendas entre 01.04.09 e 30.09.09 e que a operação esteja em situação de adimplência em 01.04.09. O mutuário também poderá solicitar prorrogação da parcela vincenda entre 01.08.09 a 30.12.09, para até três anos (custeios não enquadradas no Proagro ou "Proagro Mais", das safras 2007/2008 bianuais e 2008/2009), com pagamento a partir de 2010, ou um ano (demais financiamentos abrangidos) após o vencimento da última parcela prevista no contrato. (Fonte: Ascom do Banco do Brasil na Bahia)