A elaboração de projetos voltados para a melhoria do sistema de energia nos diversos bairros de Itabuna, com redução de custos e melhoria da infra-estrutura de iluminação pública, através das mudanças de lâmpadas e braços com luminárias. Esse foi o tema de uma audiência em Salvador, do Secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Fernando Vita, com o superintendente de Energia e Comunicação da Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, Silvano Rego.
No projeto, segundo Fernando Vita, a Eletrobras participaria com 75% dos recursos aplicados e a prefeitura com uma contrapartida de 25% para a iluminação dos diversos bairros e da área central da cidade. “O problema é que os custos são relativamente elevados e, para um bairro como o Jorge Amado, por exemplo, a previsão é de um investimento de R$ 398 mil”.
Com a implantação do sistema de redução de custos o secretário prevê a possibilidade de uma economia de até 30% nos gastos de energia para o município de Itabuna, o que permitiria também a melhoria da iluminação nos diversos bairros, em especial nas áreas mais densamente povoadas. A idéia é elaborar um projeto para toda a cidade e que inclua as áreas mais carentes com ganhos de infraestrutura.
Ele explica que além do projeto de eficientização do uso de energia para a área urbana de Itabuna, a Sedur também estará encaminhando para a Eletrobras uma proposta para iluminação de 13 quadras poliesportivas. As negociações já foram iniciadas e a equipe técnica da Sedur já está elaborando o projeto técnico visando o seu encaminhamento e posterior contratação dos recursos, com uma contrapartida de 25% para o município de Itabuna. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)