Os prefeitos de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, e de Barra do Rocha, Jonathas Ventura, definiram construir uma chapa de consenso na eleição para a direção da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC) que acontece nesta quinta-feira (5). O acordo foi costurado pelo presidente da Amurc, Orlando Filho, e pelos prefeitos de Ibicuí, Cláudio Dourado, e de Iguaí, Ronaldo Moitinho dos Santos, o Roni.
A chapa Municipalismo Forte e Inovador contempla na diretoria executiva e no conselho todos os partidos políticos. As negociações tomaram toda a tarde desta terça-feira (3) e o início da noite. "Trabalhamos pelo fortalecimento da instituição", salientou o atual presidente da Amurc, o advogado Orlando Filho. Para outro articulador do entendimento, Cláudio Dourado, os dois candidatos demonstraram maturidade política. "Eles entenderam que a disputa não é partidária e a busca é pelo fortalecimento dos nossos municípios", afirmou o prefeito do PTB.
Para o candidato a vice-presidência Jonathas Ventura, o Sul da Bahia serve de exemplo nas disputas políticas estaduais. "Diferentemente da UPB, aqui perseguimos todo o tempo a unidade", disse ele. O prefeito, que foi reeleito com 78% dos votos válidos em sua cidade, disse que continuará atuando como fez na gestão de Orlando Filho "contribuindo no fortalecimento da instituição".
Já o prefeito de Itororó Adroaldo Almeida do PT, que abriu mão da vaga de vice-presidente na chapa de Moacyr, "a Amurc está acima da vaidade por cargos". Ele garante que será atuante em defesa das causas regionais e que será um cobrador de metas da nova gestão. Membro do Conselho Fiscal, Antônio de Anízio, prefeito de Itararé (PCdoB), quer a Amurc atuando em defesa dos municípios e pelo fortalecimento do turismo na Costa do Cacau e na área de abrangência da entidade.
Candidato a presidente, o prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior disse que cumprirá as propostas defendidas em campanha. Ele que foi candidato a presidência da entidade em 98, disse que agora vai cumprir um sonho adiado naquele período. Moacir garantiu que será um incansável defensor dos interesses dos municípios. Das primeiras ações a mobilização dos prefeitos para a marcha que acontece nos dias 11 e 12 em Brasília. (Fonte: Ascom da Amurc)