A programação conta também com exibição de filmes sobre Santo Antonio de Jesus e com o lançamento de livros de professores da UNEB. A Conferência de abertura será feita pelo Prof. Dr. Durval Muniz de Albuquerque com o tema: Um quase objeto: algumas reflexões em torno da relação entre História e Região.
O Prof. Durval Albuquerque é presidente nacional da ANPUH, Doutor em História pela UNICAMP, professor da UFRN e autor de diversos artigos e livros, entre eles, " A Invenção do nordeste e outras artes". A mesa-redonda Escravidão e Liberdade no Brasil Oitocentista vai discutir a escravidão africana no Rio de Janeiro, na Bahia e em Santo Antonio de Jesus e terá como um dos expositores o Prof. Dr. Manolo Garcia Florentino, doutor em História pela UFF, professor da UFRJ, onde também exerce a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em História Social.
O prof. Manolo Florentino é autor de diversos livros sobre escravidão e etnicidade no Brasil do século XIX, entre eles, destaca-se: "Em costas negras" e " A paz das senzalas: família escrava e tráfico atlântico". As inscrições serão abertas em breve. Vagas limitadas. Mais informações: 3632-4403. (Fonte: ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)