Lula assina contrato de adesão de Ilhéus ao “Minha Casa, Minha Vida”

Ilhéus será contemplada imediatamente com a construção de 496 unidades habitacionais do projeto do governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”. O anúncio foi feito durante entrevista coletiva realizada no Hotel Praia do Sol, zona sul de Ilhéus, pelo superintendente Regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Nery. Na oportunidade Nery afirmou que o município, atendeu desde o início das negociações, todos os quesitos necessários para ser contemplada com o projeto, sendo apenas necessário adequar as condições dos terrenos apresentados pelos técnicos do governo às necessidades da Caixa, “o que já aconteceu e vai garantir, neste primeiro momento, cerca de 500 unidades ao município”.

Ainda de acordo com Nery, este primeiro montante de unidades habitacionais será destinado às pessoas com 0 a 3 salários mínimos. Outros demais terrenos apresentados pela Prefeitura como opção para a implantação do Projeto estão localizadas em áreas bastante valorizadas e devem, desta forma, serem adequadas a o outro público do programa, que são as pessoas que recebem entre 3 e 10 salários míninos. Outro ponto destacado pelo superintendente Regional de Caixa durante encontro com a imprensa foi a geração de empregos diretos durante a construção dessas 500 unidades. “Nossa previsão é que sejam gerados 500 empregos diretos nesta primeira etapa, que deve ser concluída entre 14 e 16 meses”.

A assinatura do contrato para o início imediato das obras será assinado durante a visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à Ilhéus. Além das unidades destinadas à Ilhéus, também será assinado convênio de adesão das cidades Itapetinga e Bom Jesus da Lapa, totalizando 746 unidades habitacionais, distribuídas entre essas três cidades. A Bahia, campeã em contratação de unidades, será contemplada com 38 mil casas/apartamentos, beneficiando um total de 200 mil pessoas e movimentando investimentos na ordem de 20 milhões de reais.

Junto com a ministra da Casa Cívil, Dilma Roussef, do governador Jaques Wagner e de demais autoridades, Lula participa da solenidade de assinatura da licitação para a construção de Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), considerada uma das principais obras de infra-estrutura previstas para acontecer no Brasil e que vai percorrer 1,5 mil quilômetros do Tocantins a Bahia, além de atravessar 32 municípios no Estado até chegar ao seu destino final: Ilhéus. A solenidade acontece às 15h, no estacionamento do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães.

A FIOL faz parte do Projeto Intermodal que será implantado na zona Norte de Ilhéus, município localizado no litoral sul da Bahia, que inclui ainda a construção de um porto off-shore , um aeroporto internacional e a Zona de Processamento de Exportação (ZPE). (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)