Todos os dias de segunda-feira à sexta-feira dois ônibus mais duas ambulâncias disponibilizados pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde, transportam média de 51 pacientes locais até Salvador, para realização de exames de alta complexidade. O Tratamento Fora do Domicílio (TFD), como é denominado, é promovido pela Secretaria de Saúde através do setor de Serviço Social e possibilita a pessoas carentes e necessitadas de atendimentos não realizados na cidade - a exemplo do gastro pediátrico e reabilitação física -, o atendimento de forma gratuita.
Para receber o benefício, o interessado deve fazer o cadastro no setor de Serviço Social da Secretaria de Saúde. Quanto aos que já são cadastrados, precisam apenas agendar as viagens. “A cada mês são feitos os agendamentos com antecedência. Quem vai precisar do serviço durante o mês de março deve agendar a partir do dia 22 de fevereiro”, explica Gilberte Lucas, diretora de Gestão da Rede Própria da Secretaria de Saúde. “O atendimento acontece todos os dias de segunda a sexta-feira, quando às 7 horas e as 14 são distribuídas fichas aos que comparecem. Já o cadastro é feito apenas uma vez”, acrescenta Kamila Ferreira, assistente administrativa do TFD.
Gilberte Lucas informa, ainda, que até março deste ano, o Município vai abrir licitação para locar mais dois ônibus de 23 lugares e ampliar o atendimento. Por enquanto o serviço é prestado por um ônibus de 19 lugares e outro de 23, mais duas ambulâncias. “As ambulâncias são necessárias, porque alguns pacientes precisam viajar acamados”, destaca.
Para a distribuição dos pacientes nas unidades de saúde em Salvador, o motorista leva uma lista com o nome de cada paciente, assim como o local e horário de atendimento. Os transportes saem às 6 horas da avenida Getúlio Vargas, em frente ao Espaço de Cultura e Lazer Marcus Moraes. “Possa ser que existam pessoas sem cadastros que vão para o ponto fixo tentar uma vaga para a viagem, mas isso não é possível, pois o motorista tem o controle dos pacientes que devem viajar”, alerta Kamila Ferreira. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)