Está aberto o ciclo de festas populares em Camaçari. Após as comemorações de fim de ano, a agitação fica por conta das tradicionais lavagens. A abertura das festas começa logo na primeira semana do ano, quando acontece as homenagens ao padroeiro da cidade, São Thomaz de Cantuária, na quarta-feira, dia 7. A data reúne centenas de fiéis que participam de missa, procissão, queima de fogos e quermesse. As tradicionais lavagens e a chegada do verão são atrativos para moradores e turistas, que todos os anos lotam a orla de Camaçari. Abrindo o calendário de festas, as primeiras são de Barra de Pojuca e Vila de Abrantes, que acontecem sempre na segunda semana do mês de janeiro.
As festas homenageiam o padroeiro São Sebastião e duram um final de semana inteiro, atraindo nativos e turistas para o Largo de São Miguel, em Barra do Pojuca, e no Largo da Igreja, em Vilas de Abrantes. Na semana seguinte é a vez da comunidade de Monte Gordo/Guarajuba homenagear o padroeiro. Com diversas atrações musicais, o evento cresce a cada ano e reúne um grande número de participantes.
Na última semana do mês de janeiro, começam as festividades de uma das belas praias da região metropolitana, Jauá, com homenagem ao padroeiro Bom Jesus dos Navegantes. O evento é marcado por trios elétricos, cortejo e baianas. Logo após o Carnaval, acontece a famosa festa de Arembepe, que reverencia São Francisco de Assis. A festividade é lembrada pela variedade de ritmos e pelo grande número de participantes, que já chegou a 100 mil pessoas por dia.
As comemorações são realizadas há mais de 40 anos, quando surgiram as primeiras manifestações populares. Na época, eram pequenos cortejos de baianas e bandinhas de sopro. Atualmente, os eventos ganharam ampla proporção e contam com a presença de grandes nomes do Carnaval da Bahia.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)