Com hotéis e pousadas registrando ocupação máxima, Itacaré celebrou a chegada de 2010 com comemorações também no distrito de Taboquinhas. Na sede do município, a festa de ano-novo realizada pela Prefeitura aconteceu na Avenida Castro Alves, orla da cidade. A banda soteropolitana O Rodo dividiu o trio elétrico com a itacareense O Trukky. “No primeiro réveillon promovido pela nossa administração, resolvemos descentralizar a festa, prestigiando também os moradores da zona rural”, disse o prefeito Antônio de Anízio.
Antes dos shows musicais na orla, as ruas centrais de Itacaré foram tomadas pela Levada Cultural, que saiu da Praça São Miguel, seguindo pela Rua Rui Barbosa, Calçadão, Pituba, Praça Santos Dumont, culminando na Praia da Concha. Seguindo o ritmo da batidas dos tambores os participantes ainda tomaram banhos de água de cheiro dados por baianas. A iniciativa foi organizada pelo Cinema Cultural, Clube da Melhor Idade Alegria de Viver e Associação dos Comerciantes e Empresários do Ramo Turístico de Itacaré (ACERTI).
Além das comemorações abertas ao público, Itacaré contou também com grandes festas de réveillon particulares. Na Praia da Ribeira, aconteceu o “Forróveillon”. Entre os dias 31 de dezembro e 02 de janeiro, houve com shows das bandas Estakazero, Tio Barnabé e Cangaia de Jegue. Na Praia da Concha, a Cabana Corais recebeu 2010 com a banda de reggae Diamba, DJs, tenda eletrônica e pista de forró.
Segundo a secretária de Turismo de Itacaré, Diana Quadros, este último réveillon atraiu um número recorde de visitantes, lotando estabelecimentos da rede hoteleira, campings e casas de veraneio. “A abertura do novo trecho da BA-001, lidando Itacaré a Camamu, possibilitou a vinda de muita gente de Salvador e outras cidades do recôncavo e da Costa do Dendê”, informou a secretária.
Estimativas da Secretaria de Turismo de Itacaré apontam que, aproximadamente, 40 mil pessoas passaram as festas de final de ano no município. De acordo com a coordenadora de receptivo, Michele Franco, a maioria dos turistas brasileiros que procuram o serviço de informações é oriunda de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Entre os estrangeiros, destaque para o grande número de argentinos, italianos e canadenses. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itacaré)