Itabuna terá recursos para fortalecer combate à violência

Como consequência dos últimos resultados da pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que apontam o município de Itabuna como líder nacional do ranking do Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência, a Prefeitura adere ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que tem como objetivo ações de promoção de direitos humanos, criação e fortalecimento das redes sociais, promoção da segurança e da convivência pacífica.

Para o secretário de Assuntos Governamentais e Comunicação Social, Walmir Rosário, a adesão ao programa vai fortalecer ainda mais o Fórum Municipal Contra a Violência, deflagrado ano passado pelo prefeito Capitão Azevedo. O fórum preconiza a integração de ações entre governo municipal, sociedade civil e organismos de segurança social, no caso, o 15º Batalhão da Polícia Militar, 6ª Coordenadoria de Polícia, 4º Grupamento de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e outras instituições.

O processo de adesão ao Pronasci obedece a todo um cronograma, que vai desde a elaboração de projetos pelas Secretarias de Planejamento e Tecnologia e Assistência Social, até a realização de uma audiência dia 19 de janeiro, às 16 horas, no gabinete do prefeito Azevedo. Na oportunidade, serão apresentadas às autoridades de segurança pública e lideranças comunitárias as propostas dos projetos a ser implementados em Itabuna, a partir da Comissão Municipal Contra a Violência e do Conselho Municipal de Segurança Pública. O projeto prevê a implantação de um Gabinete de Gestão Integrada.

Para garantir a realização das ações do Pronasci no âmbito municipal, serão celebrados dia 26, em Brasília, convênios, contratos e acordos para implementação de pelo menos 10 projetos financiados com recursos federais, que têm como alvo o combate à violência.

Já a diretora do Departamento de Políticas Sociais da Secretaria da Assistência Social, Luiza Padilha, explica que está elaborando um estudo e um relatório que vão indicar os projetos prioritários para implementação em Itabuna. As propostas serão discutidas com representantes da comunidade e do Ministério Público no dia 19, no Centro Administrativo Firmino Alves. Ela explica que pelo menos dez projetos serão selecionados e encaminhados ao Pronasci, entre os quais o do Território da Paz e da Praça da Juventude.

Os projetos têm como base principal a implantação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, que será ligado ao gabinete do prefeito e vai fortalecer o Fórum Municipal de Combate à Violência, lançado ano passado, pelo governo municipal, em parceria com a sociedade civil organizada. (Ascom Prefeitura de Itabuna)