A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, comemorou o Prêmio Caixa Melhores Práticas em Gestão Local 2009/2010, com moradores do município, vereadores e secretários, ao ser recepcionada no Aeroporto Internacional de Salvador (10), na sua volta à Bahia. O projeto “Mais Cidade” de Governança Municipal com participação popular, desenvolvido pela Prefeitura, foi um dos 20 de todo o Brasil premiados durante solen idade realizada em Brasília na quarta-feira.
Os prêmios foram entregues pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e pela presidenta da Caixa Maria Fernanda Ramos Coelho. Participaram da solenidade a ministra da Casa Civil Dilma Roussef, e ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias, e Previdência Social José Barroso Pimentel, representantes de instituições nacionais e internacionais e parlamentares.
O presidente Lula destacou a importância para o país do reconhecimento das boas práticas na gestão pública durante a solenidade. “Um administrador público, muitas vezes, é olhado somente pelos seus defeitos e uma coisa boa que poderia ser divulgada não é valorizada. Portanto, é muito importante essa iniciativa da Caixa de disseminar as coisas boas que são feitas pelo país”.
Disseminar as práticas exitosas que têm sido realizadas pelos municípios é a proposta do prêmio, reforçou a presidenta da Caixa. “Temos o privilégio de conhecer o resultado do esforço conjunto de comunidades, poder público, Ongs, organizações civis, setor privado e demais atores sociais. São exemplos de grande relevância para o país”, afirmou.
A prefeita Moema Gramacho destacou que o prêmio é resultado do esforço de toda a sua equipe de governo. “É gratificante ver esse esforço reconhecido por uma instituição como a Caixa, que mais que uma instituição financeira é um patrimônio de inclusão social do Brasil, e ainda mais ao ver que a proposta vai se tornar referência para outros gestores públicos”.
Única prefeitura baiana a receber o prêmio Melhores Práticas, um dos mais conceituados do país, Lauro de Freitas apresentou no seu projeto ações integradas que estão contribuindo para mudar a cultura local e assegurar mais qualidade de vida á população. Entre as ações estão os projetos de transparência e controle dos recursos públicos, saneamento básico, educação integral, política de segurança com cidadania, de segurança alimentar e nutricional, e de valorização da cultura local.
As práticas premiadas receberam troféu, certificado e apoio para o aprimoramento do projeto por meio de oficinas de reaplicação, exposições itinerantes de painéis fotográficos, estudos de caso, filmes e publicações. A Caixa arca também com a inscrição dos projetos no Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo programa Habitat, das Nações Unidas (ONU), para representar o Brasil. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)