As três unidades do Centro de Atenção Psicossocial de Itabuna (Caps Infantil, Adulto e Álcool/Drogas) terão sede própria, já com inauguração prevista para julho do próximo ano, como parte das comemorações pelo centenário do município. O prefeito Capitão Azevedo afirma que, com a construção da sede, o município economizará recursos. “O dinheiro que é pago pelos alugueis poderá ser investido em equipamentos para o bom funcionamento e ampliação dos serviços prestados pelas unidades”, justifica o prefeito.
Há três meses à frente do Caps AD, Sandro Silva de Oliveira Cruz explica que a unidade atende uma média de 20 pacientes por dia. “São usuários de álcool ou drogas e muitos deles nos procuram por vontade própria, porque desejam se curar”, afirma, também acrescentando que a viabilização de uma sede própria tende a ampliar a capacidade do Caps.
No centro, os pacientes recebem assistência psiquiátrica, contam com o apoio de assistentes sociais, terapeutas, enfermeiros e ainda participam de atividades individuais e em grupo, além de oficinas de artesanato, profissionalizante, de lazer e arte.
“Cada paciente tem o seu programa de tratamento individual, construído por ele e uma equipe técnica multiprofissional, considerando suas habilidades, motivações e interesses”, cita o diretor.
W.I.L. paciente que está há quase um ano em tratamento contra a dependência química, disse que já frequentou outros centros fechados, mas é no Caps AD que está conseguindo se libertar do vício. “Temos o apoio necessário de uma equipe boa, que faz com que a gente volte para continuar o tratamento, mesmo sem ser obrigado a isso”. A auxiliar administrativa Débora Lucena lembra que o programa de tratamento no Caps AD inclui ainda a participação da família dos pacientes. Uma vez por semana, os familiares se reúnem para receber orientação. “Além de ajudar no tratamento, essa participação contribui para o bom relacionamento familiar”,acredita. (Fonte: Ascom da Prefeitura da Itabuna)