A Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Ilhéus através do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), vai comemorar nesta sexta-feira (26) o Dia da Consciência Negra, lembrado em todo país no último dia 20. A data não foi escolhida por acaso, pois remete ao dia da morte do líder Zumbi dos Palmares, em 1695, e serve para relembrar a resistência dos negros à escravidão.
O evento vai acontecer na sede da Associação 19 de Março, a partir das 9h da manhã e contará com a participação de todos os núcleos do PETI. O 3º Desfile da Beleza Afro-Descendente do Peti terá ainda em sua programação, apresentações culturais, premiação para os primeiros colocados e sorteio de brindes. O PETI é um programa social desenvolvido pelo governo federal que tem como objetivo contribuir para a erradicação de todas as formas de trabalho infantil no país, atendendo famílias cujas crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos se encontrem em situação de trabalho. O Programa está inserido em um processo de resgate da cidadania e promoção de direitos de seus usuários, bem como de inclusão social de suas famílias.
A promoção de atividades educativas e culturais é uma das maiores preocupações e desafios dos profissionais que tentam transformar essas crianças em cidadãos conscientes. A temática do negro, abordada durante todo o mês de novembro nos núcleos do PETI, serviu para mostrar às crianças o valor do negro em nossa sociedade. Segundo a coordenadora do PETI em Ilhéus, Leli Guimarães, “os negros colaboraram muito na história do nosso país, por isso nada mais justo do que homenagear aqueles que tanto ajudaram e ajudam a construir a trajetória do nosso país”. Para o secretário de Assistência Social e Trabalho do município, Augusto Macedo “é necessário incentivar essas crianças a buscar sua verdadeira identidade social e cultural”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)