No último sábado, dia 21, Itambé esteve em festa com a visita do Ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. Uma multidão o recebeu no Trevo São Cristóvão, com muitos fogos e aplausos. Em seguida a comitiva, formada por inúmeros prefeitos da região, vice-prefeitos, vereadores, Secretários Municipais e a comunidade, percorreu numa grande carreata, as principais ruas da cidade.
Depois de saudado, com muito carinho, pela comunidade, que acenava de suas casas, o Ministro e a comitiva seguiram para o Cine Teatro Itambé, que ficou lotado por uma multidão que já aguardava ansiosa pelos discursos do prefeito anfitrião Moacir Andrade e do Ministro Geddel.
O objetivo da visita foi à entrega oficial das obras do Convênio nº 056/2007, celebrado entre o Ministério da Integração Nacional e a Prefeitura Municipal de Itambé: 108 unidades Habitacionais, sendo 29 na sede, 34 no distrito de São José do Colônia, 34 no distrito de Cassilândia, 06 na região da Jussara e 05 na Sapucaia; 04 pontilhões na Zona Rural (Dois Rios, Rio dos Nove, Riacho da Baixa da Fartura e Riacho do Embargo); e 5.251,50 m2 de calçamento na Rua Ronivaldo Soares Velame e no final das Avenidas Vitória da Conquista, Itapetinga e Encruzilhada no Bairro Sidney Pereira de Almeida. Este convênio contemplou casas, ruas e pontes destruídas em decorrência das chuvas ocorridas no município em 2007.
Durante o evento, a Prefeitura exibiu um vídeo o qual mostrou a situação das famílias que ficaram desabrigadas em decorrência dessas chuvas. Quando sensibilizado pela situação de Itambé, o Ministério da Integração nacional somou forças com o município para reerguer o que foi destruído.
Emocionado com o vídeo exibido, durante o seu discurso o Prefeito Moacir Andrade, agradeceu ao Ministro pela obras que o Ministério vem desenvolvendo em Itambé através de convênios com a Prefeitura. “O Município de Itambé sente-se honrado em receber mais uma vez o Ministério da Integração Nacional. Mais ainda agradecidas, estão as famílias que sofreram com aquelas chuvas ocorridas em 2007. O apoio do Ministério da Integração foi fundamental para o resgate da cidadania daqueles que sofreram”, afirmou o prefeito.
Ainda, na oportunidade, Moacir solicitou ao ministro a liberação de recursos para a implantação de um sistema de abastecimento de água para atender a região de Caetano, além da pavimentação dos distritos Cassilândia e São José e do bairro Felipe Achy, o mais populoso da sede municipal.
Simbolizando toda gratidão que a comunidade de Itambé sente pelo Ministro Geddel, uma das moradoras que recebeu uma unidade habitacional, a dona-de-casa Maria Lucia entregou, durante a cerimônia, um quadro pintado pelo artista plástico itambeense Carlos Leonor, como lembrança do município de Itambé.
Encerrando à solenidade, o Ministro Geddel agradeceu ao município de Itambé pela recepção e, emocionando o público presente, disse: “Eu quero que vocês não apenas me escutem, mas me sintam”, afirmando que continuará ajudando Itambé e aos municípios baianos, demonstrando sua clara preocupação em resolver os principais problemas que afetam o Estado. “Eu ainda não perdi a capacidade de me indignar com o sofrimento de minha gente, que muitas vezes não tem sequer água para beber. Eu vejo a angústia de um pai tendo que ir para outro município, às vezes distante, em busca de atendimento médico para um filho. A Bahia não pode ficar no paradeiro que ela está”, disse o ministro, declarando que a Bahia é a sua terra e por isso merece a sua luta diária para melhorar a qualidade de vida do povo.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Itambé)