A Exposição Agropecuária e Feira de Negócios de Itabuna (Expofenita) promete movimentar o mercado com grandes oportunidades de negócios para criadores de bovinos e equinos. Já está previsto na programação do evento, que inicia dia 26 de setembro e se estende até 04 de outubro, o leilão “Marcha, Leite e Corte”, onde vão estar os melhores produtores da região e animais de alta qualidade genética.
O leilão da edição 2009 da Expofenita vai acontecer no dia 03 de outubro, às 17 horas, no Parque Antônio Setenta, com a oferta de cavalos, gado de leite e de corte. Ao todo, serão leiloados 120 vacas em lactação e novilhas Girolando; 500 bezerros e bezerras das raças Nelore, Tabapuã e Cruz Industrial; touros PO Nelore, Gir, Tababuã e equinos da raça Mangalarga Marchador.
Segundo o presidente do Centro Regional de Atividades Sociais e Agropecuária Antônio Setenta (Creasa), Valdemir José dos Santos, as negociações acontecerão no “Tatheesal” que corresponde a um grande salão de leilões. Neste espaço, os pecuaristas vão apresentar seus lances a partir do valor mínimo estabelecido pela avaliação, vencendo quem efetuar a melhor oferta ao leiloeiro. Valdemir dos Santos ainda informa que o pagamento poderá ser realizado em até 20 parcelas. “No leilão da Expofenita, os criadores podem fazer bons negócios e têm a garantia de recebimento”, assegura o presidente da Creasa.
Julgamento de animais - O julgamento de bovinos e equinos é outro evento que promete atrair grande número de animais das mais diversas raças. Serão expostos cerca de 340 animais, entre cavalos, bois e vacas. Também está prevista a apresentação de caprinos e ovinos, além do concurso leiteiro. Marcado para iniciar no dia 01º de outubro, a expectativa é de que o julgamento ocorra até o último dia da exposição (04 de outubro), sempre a partir das 8 horas, na arena de julgamento do Parque Antônio Setenta. O presidente da Creasa, Valdemir dos Santos, explica que o gado será avaliado quanto à morfologia, enquanto os cavalos, além deste item, também serão analisados quanto ao andamento.
Ele ainda diz que a participação no julgamento é uma oportunidade para o criador agregar valor ao seu animal, o que reflete em elevação no preço de venda. O julgamento ainda proporciona um melhoramento na genética e no condicionamento do animal, já que são selecionados os melhores animais para reprodução. Durante o julgamento, ainda está previsto o concurso leiteiro, no qual haverá a seleção da vaca que produz mais leite. Os proprietários dos melhores animais receberão troféu e faixa de premiação. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)