A missa festiva da Padroeira de São Desidério, Nossa Senhora Aparecida, realizada no sábado 19, teve novidades. Tradicionalmente celebrada pela manhã, este ano foi às 18h30 no pátio da Igreja Matriz, comandada pelo Bispo de Barreiras Dom Ricardo Weberberger. O evento fez parte da programação dos 30 anos da Diocese de Barreiras, daí ser celebrado pelo bispo. Cerca de 1500 fiéis participaram do ato de fé.
A missa encerra as celebrações do novenário de Nossa Senhora Aparecida e é preparada pelos organizadores da festa, chamados de juízes e vespeiros - pessoas da comunidade e devotos. Às 04 horas da madrugada, uma alvorada saiu pelas principais ruas da cidade sob o comando de uma orquestra sinfônica. Ao final foi servido um café da manhã.
Durante o dia os fiéis realizaram os últimos preparativos e a ornamentação do local. Na celebração animada pela banda local Gerações uma série de apresentações foi realizada. Em seguida os fiéis saíram em procissão pelas ruas da cidade, em honra à padroeira.
“Há muito tempo não acontecia uma manifestação tão bonita e com a participação de tantas pessoas. É uma grande satisfação celebrar a missa da padroeira em São Desidério onde sempre fui bem acolhido”, declarou o D. Ricardo. Ao final da missa foram escolhidos por sorteio os novos juízes da festa de 2010. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)