Numa ação conjunta do Departamento de Educação Básica (DEB) com o Departamento de Pesquisa, Planejamento e Informações Gerenciais (DPPIG), a Secretaria da Educação está convocado diretores das escolas da Rede Municipal de Ensino para o inicio do Reordenamento da Rede, que acontece no período de 12 a 14 de agosto. A programação prevê o atendimento da primeira e segunda etapas na Casa do Educador, sendo os Núcleos I e II no dia 12, das 8 às 12 horas e os Núcleos III e IV, no turno vespertino, das 13h30min às 16h30min.
O procedimento terá sequência no dia 13, com os Núcleos V e VI, no turno matutino e dos Núcleos VII e VIII e será concluído no dia 14, com os Núcleos IX e X no período das 8 às 12 horas. A diretora do Departamento de Pesquisa, Planejamento e Informações Gerenciais, Maria Aparecida Alves da Silva, explica que como já é conhecido, desde o ano de 2002 a Rede Municipal adotou o modelo pedagógico de Ciclos de Formação Humana. “Neste padrão, cada escola atende apenas um ou no máximo dois segmentos dos Ciclos. Portanto, se faz necessário este olhar diferenciado para entender e a atender as reais necessidades da comunidade onde a escola está inserida”, complementou.
A professora ressalta que o Reordenamento da Rede é uma rotina para a Secretaria da Educação e já faz parte do calendário escolar, uma vez que a SEC precisa ter um conhecimento mais abrangente da rede no que diz respeito aos aspectos pedagógicos, físicos, organizacionais e dos recursos humanos até mesmo para poder adotar e implementar as providências e soluções para os problemas de cada unidade.
Maria Aparecida Silva informa também, que o Reordenamento da Rede está previsto em quatro etapas. O trabalho começa agora em agosto, com uma reunião com gestores, preenchimento de formulários e esclarecimentos. Na segunda fase, o atendimento será feito por Núcleo onde os técnicos da SEC ouvirão as propostas da escola e irão confrontá-las com as respostas dadas nos formulários obtendo assim informações necessárias para orientar cada Núcleo num estágio posterior.
A diretora Maria Aparecida acrescenta que na terceira fase, programada para os dias 20 e 21 de outubro, o trabalho dos técnicos da SEC envolverá o cruzamento das informações e consolidação dos dados obtidos. O trabalho será concluído com o fechamento das propostas, durante atendimento por Núcleos, e assinatura do termo de compromisso de cada escola. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Itabuna)