Camaçari aderiu ao Benefício de Prestação Continuada (BPC) na Escola. O programa, criado em 2007 pelo governo federal, acompanha o acesso e a permanência das pessoas com deficiência à escola. São atendidos jovens de até 18 anos. O BPC na Escola começou a funcionar em julho de 2009 no Município com a capacitação da equipe técnica, composta por 25 agentes sociais. Em seguida, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza fez uma triagem, por meio de dados da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes) e selecionou 322 famílias para serem acompanhadas.
O objetivo é identificar os problemas que impedem ou dificultam o acesso dos jovens na escola, elevar a qualidade de vida e garantir a permanência na instituição de ensino por meio de ações articuladas com a saúde, educação, assistência social e direitos humanos. De acordo com a assistente social da Sedes, Santiane Araújo Godinho, o trabalho representa uma porta de acesso para acolhimento das famílias e aplicação de intervenção, a exemplo de distribuição de cestas básicas, material ortopédico, passe para o transporte, além de encaminhamento para médicos e exames.
BPC - O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um direito garantido pela Constituição de 1988 e consiste no pagamento de um salário mínimo mensal às pessoas acima de 65 anos incapacitadas para a vida independente e para o trabalho. Em um ano Camaçari atendeu 1.522 portadores de deficiência e 1.485 idosos. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Camaçari)