Camaçari sai na frente de todo o Estado e implanta, de forma pioneira, um moderno sistema de monitoramento eletrônico. Após a instalação das últimas quatro das 18 novas câmeras de segurança, o Município passa a contar com 40. A previsão é de conclusão da instalação até o final de agosto. Com os equipamentos, Camaçari se projeta como única cidade do Estado a investir intensamente na segurança.
O sistema é formado ainda por 18 rádios transmissores. São contemplados pela iniciativa os bairros Phoc’s 1, 2 e 3. As imagens serão transmitidas em tempo real 24 horas para o 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, onde funciona uma central de monitoramento. Os aparelhos eletrônicos foram adquiridos com recursos do Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania) e está orçado em R$ 409 mil. A nova ferramenta soma a estrutura adquirida pela Prefeitura em junho de 2008, através do Plano Municipal de Segurança. Na ocasião, foram compradas 22 câmeras.
Todo processo de instalação é acompanhado pela Coordenadoria Central de Tecnologia e Gestão da Informação (CCTGI) da Prefeitura, que monitora a rede sem fio da Prefeitura. As câmeras passam por manutenção preventiva a cada dois meses. As correções acontecem quando a CCTGI aciona as empresas responsáveis pela instalação.
ÍNDICES - O sistema de equipamento eletrônico, junto com os trabalhos das Polícias Civil e Militar de Camaçari, trouxe uma contribuição significativa na redução dos índices de criminalidade. De acordo com levantamento feito pelo 12º BPM, as ocorrências diminuíram em 55,72% no primeiro semestre deste ano. Entre janeiro e junho o número de homicídios foi de 15 casos. No mesmo período do ano passado foram registrados 26. Os índices de roubo também caíram de 559 para 267. Os assaltos a ônibus reduziram de 26 para 7 e o número de roubo de veículos, que era de 132 passou a 37.
Segundo o tenente-coronel Ivanildo Castro, comandante do 12ºBPM, a redução é resultado do policiamento reforçado nos bairros onde a criminalidade é maior. “O trabalho conta com a parceira da administração municipal e da comunidade que informa os locais mais perigosos através de denúncia anônima”, diz. As queixas podem ser feitas através do telefone 3235-0000, ou pelo e-mail camacariempaz@bol.com.br. (Fonte: Ascom da Prefeitrura de Camaçari)