Em breve estará funcionando no município de Valente, o Centro de Artesanato e Arte da Região do Sisal – Cenarte Sisal. As obras de construção com recursos da Fundação Banco do Brasil, foram concluídas no mês de março. Segundo o Diretor Executivo do IDRSisal, Silvio Roberto Habib, esse órgão já recebeu recursos do Ministério da Ciência e Tecnologia para equipar o Centro de Artesanato.
O Centro de Artesanato e Arte do Sisal, que surgiu da parceria entre Fundação do Banco do Brasil, Ministério da Ciência e Tecnologia, Sebrae e prefeitura municipal de Valente, tem como meta promover a inserção de tecnologias visando a melhoria da qualidade do artesanato produzido na região, bem como disponibilizar a todos os artesãos um local adequado para o escoamento da produção, proporcionando comercialização sistemática justa e solidária através de um caminhão baú adquirido com recursos da FBB e barracas padronizadas para vendas itinerantes.
Outro objetivo do Centro é fomentar uma política para desenvolver o artesanato como uma atividade vocacional e indutora de ocupação de renda. O Cenarte Sisal conta com uma área construída de 300 metros quadrados onde estão: lojas para comercialização de produtos artesanais, depósitos, sanitários, sala para capacitação e projeção de filmes educativos e documentários, lanchonete, centro digital e administração.