A última edição do prêmio foi realizada há dois anos, quando as atenções estavam mais voltadas para a regulamentação da Lei Geral. Agora as atenções estão voltadas para a implantação e o funcionamento da legislação. Para concorrer ao prêmio, os prefeitos interessados devem elaborar um projeto, o qual deve reunir as 10 ações de apoio e estímulo a empreendedores.
Os focos de atuação descritos devem estar voltados para o planejamento e estrutura para o desenvolvimento sustentável do município, desburocratização para abertura, funcionamento e baixa de atividades, redução da informalidade, criação ou melhoria de política tributária para os pequenos negócios e priorização das micro e pequenas empresas nas compras governamentais.
O prêmio mantém as premiações estaduais e as nacionais, sendo que a premiação nacional terá 11 vencedores. Além da categoria Melhor Projeto Estadual, agora, no lugar de cinco, são seis destaques temáticos: compras governamentais, desburocratização, educação empreendedora e inovação, formalização de empreendimentos e implantação da lei geral em médios e grandes municípios.
Os vencedores receberão um troféu, um certificado e terão oportunidade de realizar uma viagem técnica internacional. Os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação total máxima receberão o "Selo do Prefeito Empreendedor". Os 12 prefeitos indicados ao prêmio são: Arthur Silva Filho, Barra; Luiz Carlos Caetano, Camaçari; Claudinei Xavier Novato, Capela do Alto Alegre; Tarcízio Suzart Pimenta Júnior, Feira de Santana; Deraldino Alves de Araújo, Ipiaú; Cecília Petrina de Carvalho, Itiúba; Antônio Ferreira do Nascimento, Jaguarari; Moema Isabel Passos Gramacho, Lauro de Freitas; Humberto Santa Cruz Filho, Luiz Eduardo Magalhães; João Henrique de Barradas Carneiro, Salvador; Euvaldo de Almeida Rosa; Paulo Batista Machado, Senhor do Bonfim. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Feira de Santana)