O Prêmio ODM Brasil, concedido pela Presidência da República e pelas Nações Unidas, foi entregue pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao prefeito Luciano Ribeiro e representantes da equipe de Governo no último 24 de março, em solenidade realizada em Brasília. A coordenação técnica e os critérios desta terceira edição da premiação foram responsabilidade do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Tal reconhecimento é mais uma grande conquista para o município, resultado do comprometimento do Governo Municipal e de toda população com o desenvolvimento sustentável e com a inclusão social. Vale ressaltar que a Câmara de Vereadores e a empresa responsável pela Limpeza Pública do município, a Lig-Lixo, são grandes parceiras que contribuem para sucesso da Coleta Seletiva. O evento contou com a participação especial dos jovens da pastoral da juventude, do ProJovem Adolescente e do Programa Espaço Jovem, que realizaram uma linda apresentação cultural.
Implantada em 2007, a Coleta Seletiva já possibilitou a redução do volume de resíduos sólidos despejados no lixão, principalmente do material de alto ciclo de degradação, como plásticos e metais. Entre os resultados estão também o envolvimento da comunidade na separação do lixo, a redução do trabalho infantil relacionado ao lixo urbano, a valorização social do catador como profissional e agente ecológico, a criação de oportunidades de trabalho direto para 22 cooperados e a mudança da cultura da população em relação à sustentabilidade ambiental.
A Coleta Seletiva gera renda, preservação ambiental e, agora, até prêmio, que é motivo de orgulho para todos os caculeenses. É por tudo isso que Caculé tem muito que comemorar. Parabéns para a nossa cidade. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Caculé)