Além do trabalho com a merenda regionalizada, a equipe também aproveitou para conhecer o trabalho do município com os derivados da mandioca. "A mandioca é nossa segunda cultura. Queremos ver como utilizar da melhor forma esse nosso recurso, levando o produtor a elevar seu nível de produção e agregando valor ao produto", destacou o Secretário. Para conhecer o leque de oportunidades oferecidas pelo produto, a comitiva contou com o apoio do Especialista em Mandiocultura da EMBRAPA, Joselito Mota, que acompanhou a equipe e realizou palestras no Centro de Mandiocultura da Embrapa, em Cruz das Almas.
O produtor rural, João Bezerra, um dos integrantes da comitiva, não escondia a empolgação com as experiências novas que estava adquirindo."Quero chegar em minha cidade e colocar logo em prática". Para o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Edson Diniz, visitas como essa são importantes, pois estimulam a troca de experiências. "Um município aprende com o outro. Isso é o mais importante! E fico feliz de ver que Santo Antônio, hoje, é exemplo para tantos lugares do país". Já o prefeito Euvaldo Rosa, enfatizou a disponibilidade da administração não só para receber as visitas, mas, inclusive, criar um grupo de estudos. "Dessa forma, poderemos tratar os assuntos de forma mais específica".
Impacto - O Projeto Muxima visa à regionalização da Merenda Escolar, no âmbito das vinculações com o desenvolvimento regional e com a cultura local. Para o prefeito "o mais interessante do projeto é que, além de proporcionar ao aluno uma merenda escolar saudável, estimula a economia local, através da compra dos produtos da merenda nas mãos do pequeno produtor do município.
A Coordenadora da Merenda Escolar da Secretaria de Educação,Conceição Lopes, lembra também que o projeto desde 2005 vem se solidificando cada vez mais no município graças a seriedade com que é desenvolvido e ao comprometimento da equipe. "Hoje já criamos uma boa relação com os produtores. Existe uma confiança mútua, mas também uma cobrança para que tudo seja da melhor qualidade", destacou.
Ainda segundo a coordenadora, o impacto para o aluno também é extremamente positivo. "Com alimentos nutritivos, o aluno melhora sua saúde, refletindo no desenvolvimento físico e mental da criança na escola e fora dela", finalizou.(Fonte: Ascom da Prefeitura de Santo Antonio de Jesus)