Às cinco da madrugada a alvorada iniciou as comemorações do dia 22, data oficial do aniversário de emancipação política de São Desidério. Ao som do maestro Reginaldo e os anéis de Saturno, o cortejo percorreu as ruas mais antigas da cidade. Em seguida, durante a hora cívica em frente à prefeitura municipal, muitas homenagens pela passagem dos 48 anos. Os parabéns foram entoados pelo coral de São Desidério, poemas de artistas da terra e bolo fizeram parte da programação.
A poetisa Aldair Pereira dos Santos, que teve um de seus poemas recitados fala da emoção do momento. “Foi justamente em 1997 pela passagem do aniversário da cidade, o primeiro ano de comemorações. Eu ouvi o som da bandinha e dos dobrados passarem e eu fiquei na esquina observando. Isso me serviu de inspiração para escrever o poema Acorda São Desidério!”.
O padre Sérgio Santos Reis realizou um ato ecumênico. Ele fez referência ao santo São Desidério. “Desidério no italiano quer dizer desejo. São Desidério era um bispo da França que se entregou totalmente a Deus. Esse santo teve sua morte no dia 23 de maio. Em nossa cidade o fazendeiro que se chamava seu Desidério virou São Desidério", referindo-se a um dos fundadores do município.
Presentes ao município – Dois momentos marcaram o aniversário de São Desidério. Além do lançamento do Jornal de São Desidério o município também foi agraciado com a inauguração da escola Henrique Vieira de Barros no povoado de Almas, a cerca de 40 km da sede. A nova estrutura é composta por seis salas arejadas, secretaria, cinco sanitários, almoxarifado, espaço para recreação, laboratório de informática e um espaço onde será montada a sala de recursos multifuncionais. “É um espaço confortável, referência entre muitas outras escolas da região oeste e o laboratório de informática diminui as barreiras da tecnologia aqui na zona rural”, avaliou o vice-prefeito Demir Barbosa.
A diretora Silvânia Maria dos Santos não escondeu a satisfação com a nova escola. “No outro prédio não tinha muito espaço para as crianças brincarem e as salas eram apertadas. Nesse novo prédio mais bem estruturado, com mais espaço os alunos têm mais condições de aprender e nós professores de fazer um trabalho com mais qualidade”.
A escola oferece educação infantil, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e atende uma clientela de 178 alunos, também dos povoados vizinhos como Batalha, José Nobre, Anastácio, Julião e Palmeiral. Para a secretária de educação Cátia Alencar “todos aqueles que servem a essa escola estão felizes e têm conhecimento que a partir de agora o trabalho também aumenta”.
O prefeito Zito Barbosa relembrou o compromisso com a educação, uma prioridade em seu governo e declarou mais investimento para o povoado de Almas e região. “Nós acreditamos que um município, um estado ou país só cresce e se desenvolve com uma educação de qualidade. Aqui em Almas que hoje recebe essa escola também pretendemos fazer a pavimentação das ruas e a construção de uma quadra poliesportiva, assim como a pavimentação de Cabeceira Grande e de Ilha do Vitor”. (Fonte: Ascom da Prefeitura de São Desidério)