As secretarias municipais de Governo (Segov) e de Planejamento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan), em parceria com os conselhos municipais de Habitação e de Política Urbana, realizarão, nos dias 22 e 23, na Casa do Trabalhador, a 4ª Conferência Municipal das Cidades. Sob o lema “Cidades para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social”, e com o tema “Avanços, dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”, esta conferência é mais um sinal do empenho da Prefeitura de Lauro de Freitas em realizar uma gestão que busca ouvir os cidadãos e seus anseios na definição de ações estruturantes no município.
A coordenadora executiva da Segov, Nadjena Miranda, afirmou que na terceira edição da conferência avaliou-se que, no período de dois anos que as separa, foram realizadas 90% das prioridades apresentadas pelos delegados durante a segunda conferência. Avaliações preliminares já demonstram que este número deve chegar a 80% em relação às demandas da terceira. “A gente consegue ver avanços e conquistas a partir das propostas elencadas”, salientou Nadjena Miranda. O evento que será aberto na próxima sexta-feira será preparativo para as conferências estadual e nacional.
A conferência deverá ter pelo menos 100 delegados, representantes de poderes públicos e da sociedade civil, que deverão apresentar propostas que versem sobre a funcionalidade da cidade, nos seus aspectos de mobilidade, habitação, desenvolvimento urbano e saneamento. Entre as finalidades da conferência, estão a proposição de diretrizes para as políticas nacional, estadual e municipal de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Saneamento e da criação e eleição dos membros do Conselho Municipal das Cidades. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Lauro de Freitas)