Mais uma ação do Pacto pela Acessibilidade foi realizada em Barreiras. Desta vez o público alvo foi educadores e portadores de deficiência visual. O ‘Seminário particularidades dos deficientes visuais e Braille’ foi realizado na segunda-feira, 09, na Câmara de Vereadores e teve como palestrante a pedagoga e membro do Instituto de Cegos da Bahia, Iracema Vilaronga. Ela abordou o tema ‘Inclusão Escolar: processo solidário ou solitário?’.
O evento reuniu pessoas de toda a região, a exemplo do estudante de Bom Jesus da Lapa, Wellington Xavier, 26, cego há dois. “Eu tive a curiosidade de participar deste evento e estou bastante satisfeito porque várias informações estão esclarecendo minhas dúvidas. E o melhor de tudo, estou conhecendo outras pessoas que convivem com a deficiência visual. Isso fortalece a gente”, disse..
“A falta de conhecimento é a maior deficiência que existe, é isso que estamos buscando suprir a cada dia, por meio das diversas ações do Pacto pela Acessibilidade”, falou a prefeita Jusmari Oliveira durante a abertura do seminário. Ela anunciou que uma equipe do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA virá a Barreiras para fechar uma parceria com a prefeitura e viabilizar o projeto de padronização das calçadas, a partir de especificações recomendadas à acessibilidade.
Para a palestrante que também é deficiente visual, “cada pessoa possui a sua forma de compreensão do mundo, basta saber lidar com as diferenças”. Ela disse ainda que o primeiro passo para que isso aconteça é a isenção de preconceitos e a vontade de querer vencer as diversidades. “Barreiras dá um bom exemplo neste sentido com a criação do Pacto pela Acessibilidade, unindo poder público, iniciativa privada e organizações não governamentais”, finalizou. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Barreiras)