Nesta quinta-feira (26) o prefeito de Ilhéus, Newton Lima e o governador da Bahia, Jaques Wagner inauguram o Centro Digital de Cidadania (CDC) na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho. Por meio de projeto, foi enviada ao Ministério do Planejamento a proposta de ampliação da sala para uso de internet, bem como a informatização completa da instituição. Após aprovação, o governo federal enviou a Ilhéus toda a estrutura necessária para a implantação do centro, que contará com dez computadores completos, um servidor e uma impressora digital, beneficiando principalmente estudantes das redes pública e privada, e demais usuários dos serviços da biblioteca.
A solenidade de inauguração do CDC acontece às 17h e também contará com as presenças dos secretários estaduais Márcio Meireles (Cultura) e Eduardo Ramos (Ciência e Tecnologia), da coordenadora dos Centros de Digitais de Cidadania (CDC), Rúbia Carvalho; presidente da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro e a representante da Gerência do Sistema de Bibliotecas (Gesb), Maria Cristina Santos, dentre outras autoridades já confirmadas. Às 17:30h as autoridades participam do lançamento do catálogo online do acervo da Biblioteca, que a partir daquela data estará disponível na rede mundial de computadores.
No mesmo dia, o governador Jaques Wagner e comitiva participam da abertura da terceira edição da Conferência Estadual de Cultura, que acontece no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, a partir das 19h. Já na sexta-feira (27), às 18h, a biblioteca promove a exibição do filme “Fados”, de Carlos Saura e no sábado (28), como parte da programação da III Conferência Estadual de Cultura, que acontece em Ilhéus, será realizada exposição, também às 18h, sobre Padre Antônio Vieira, considerado por muitos estudiosos a mais importante personalidade luso-brasileira do século XVII, e palestras com Ubiratan Castro e com o professor Jorge Araújo. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)