Importantes parcerias com órgãos federais e estaduais vão garantir a Ilhéus a implantação de projeto para a informatização da Biblioteca Municipal. De autoria da diretora da entidade, a bibliotecária Regina Macedo Figueroa o projeto recém-aprovado pelo Ministério do Planejamento solicitou a ampliação da sala para uso do público à internet, bem como a informatização completa da Biblioteca, que passará estar conectada a Rede Mundial de Computadores, permitindo maior acessibilidade dos usuários ao acervo e ampliando os serviços oferecidos à população.
Entre os serviços que serão oferecidos, Regina destaca as aulas gratuitas de informática, já que com a aprovação do projeto que prevê a informatização da Biblioteca, o Ministério do Planejamento enviará para Ilhéus dez computadores completos, um servidor e uma impressora jato de tinta. “Isso representa uma grande vitória do município, tendo em vista a necessidade de ampliar os serviços aos usuários e estimular, principalmente, os estudantes a conhecer melhor o acervo utilizando um novo canal que será a internet”.
Outra parceria, com a Fundação Biblioteca Nacional vai garantir a implantação do sistema que disponibilizará todo o acervo da Biblioteca na internet, fazendo com que o usuário possa fazer consulta aos títulos e renovar o empréstimo de livros utilizando a internet. “A biblioteca precisa acompanhar o processo de digitalização vivido em outras bibliotecas, tendo em vista que o usuário será o principal beneficiado com essas adequações. E dentro deste pensamento, a Fundação disponibilizará gratuitamente o software ‘Bibilivre’, responsável em conectar a biblioteca ao mundo, através da internet”. Recentemente, a biblioteca Pública Municipal de Ilhéus recebeu da entidade trezentos títulos de obras da literatura infantil para aumentar seu acervo.
A implantação do software “bibilivre’ será feita por um técnico da Diretora da Biblioteca Pública Municipal de Ilhéus, outro órgão que mantêm parceria com o município, a fim de modernizar o acervo e torná-lo ainda mais acessível à população. “Nosso principal objetivo é Facilitar e estimular o acesso à leitura, através de uma pesquisa mais cômoda e facilitada”. Além dessas ações, Regina Macedo acrescentou que a entidade vem realizando uma intensa programação, principalmente nas escolas, visando aumentar o número de visitas à Biblioteca Municipal. “Para tanto, estamos realizando visitas guiadas, exposições e o projeto ‘A hora do conto’ voltado especificamente para o público infantil.
Ainda de acordo com Regina Macedo, os equipamentos para a implantação do projeto de informatização doados pelo Ministério do Planejamento, devem chegar a Ilhéus dentro do prazo de um mês. Dos dez computadores a serem enviados, quatro serão usados para a informatização, seis serão para pesquisas do público à internet e dois serão utilizados para cursos de informática. (Fonte: Ascom da Prefeitura de Ilhéus)