O Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa), através do Núcleo de Assistência Jurídica Herbert de Souza (Najhs), realiza em Itabuna a segunda edição do Seminário Aids e Direitos Humanos. Como escritório especializado na proteção dos direitos conferidos aos soropositivos e portadores do vírus HIV que presta atendimento jurídico gratuito a toda região, o Najhs este ano promove o evento com o tema Luta e Determinação – Gapa 20 Anos. O Seminário será realizado nesta segunda e terça-feira (26 e 27), a partir das 18 horas, no auditório da Unime.
De acordo com os realizadores, todo evento conta com a colaboração do Programa Nacional DST/Aids, do Centro de Referência Doutor Júlio Brito e da Unime, faculdade onde serão realizadas as palestras. De acordo com a programação, durante os dois dias de seminário serão realizadas palestras do psicólogo Alessandro Peixoto, do promotor de Justiça, Inocêncio Santana, da Coordenadora do Centro de Referência, Maria Vitória Gonçalves, além do Defensor Público, Walter Nunes Fonseca Júnior e da advogada Ariadne Sá.
Na coordenação do Najhs, Cristiane Radwanski de Oliveira destaca a importância do Seminário. “Em Itabuna, é um dos raros momentos específicos que temos para nos atualizarmos e trocarmos experiência na área, apesar de ser um assunto de interesse e ao alcance de todos”, definiu Cristiane.
A consultora do Núcleo de Assessoria Jurídica Herbert de Souza, Heide Souza do Bonfim, reforçou o convite para participação a todos os organismos institucionais e entidade civil organizada. “O surgimento do Seminário se dá em meio à preocupação em conscientizar toda a nossa sociedade acerca dos direitos e garantias conferidos a essa tão crescente e desprotegida parcela da população”, defendeu Heide Souza Bonfim.
A participação do público será realizada mediante pagamento de inscrição no valor simbólico de R$ 10,00, taxa que será repassada ao Gapa Itabuna com objetivo de auxiliar na manutenção instituição que não tem fins lucrativos. Em funcionamento desde 2006, o Najhs realiza seus atendimentos na sede do Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa/Itabuna), além de promover capacitações de estudantes e profissionais de Direito e Saúde. Hoje o Núcleo promove também a capacitação dos próprios soropositivos, para que fiquem cientes de seus direitos e possam exigi-los quando violados.
Gapa 20 anos - Como uma das mais respeitáveis instituições do terceiro setor atuante em Itabuna, o Gapa Itabuna se destaca nestes 20 anos pela profissionalização da gestão, baseada na elaboração e aplicação de projetos, bem como na rede de atuação social que estimula. A propagação da informação e do conhecimento sobre a Aids e a prevenção às DSTs na região tornou-se destaque nacional em diversos momentos de sua história, bem como a atuação junto a temas transversais e paralelos.
“Defino os 20 anos do Gapa Itabuna como um momento de amadurecimento de propostas e ações que reflete uma atualização da gestão, com base em dois princípios: a participação e a democratização do acesso à gestão e à produção do conhecimento. Quanto mais formos e mais qualificados estivermos, mais apoio à prevenção à Aids e outras doenças conseguiremos efetivamente proporcionar”, declarou a presidente Roberta Oliveira. (Fonte: Ascom do Seminário)